quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Resenha do Livro: The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray), de Oscar Wilde.


Hey people! What's up?! \o/
     Hoje trago mais uma resenha de um livro que li em inglês e sua leitura é relativamente fácil e bem tranquila para os que já possuem algum conhecimento da língua (fica como dica para os autodidatas, que nem eu hahaha).
     Fazia tempo que o título desse livro estava em minha lista de futuras leituras, mas eu nunca me decidia se iria lê-lo ou não. Geralmente me acontece isso com alguma determinada obra (como foi também com Orgulho & Preconceito, no ano passado) e aí, para decidir de vez, eu acabo ou vendo o filme, ou lendo a versão mais resumida. E foi esta última opção o que fiz com o ORdDG, li a versão resumida em inglês. Então vamos à pequena resenha (já que os maiores comentários reservo para quando eu ler o livro original).

Título: The Picture of Dorian Gray (O Retrato de Dorian Gray).
Autor: Oscar Wilde
Editora: Oxford
Edição: 3
Nº de Páginas: 72

Sinopse: Lord Henry's lazy, clever words lead the young Dorian Gray into a world where it is better to be beautiful than to be good; a world where anything can be forgiven - even murder - if it can make people laugh at a dinner party.

Sinopse (tradução livre): Lord Henry, com suas palavras expertas e costumeira ociosidade, guiam o jovem Dorian Gray para um mundo onde é melhor ser belo do que ser bom; um mundo onde tudo pode ser perdoado - até mesmo assassinatos - se isso é capaz fazer as pessoas rirem depois do jantar.
Sobre a história:
     Como eu disse anteriormente, esta é uma leitura simples e sem muitos segredos, e a história vai sendo desvendada de forma tranquila no decorrer das páginas. O leitor fica ansioso, após descobrir o segredo de Dorian, para ver como será o desfecho de tal história.
     De forma geral, o livro começa falando de Basil Hallward, que acaba de concluir a mais magnífica obra de sua vida, uma pintura do mais belo jovem que já encontrou: Dorian Gray. Basil não concorda em expôr a pintura - que poderia torná-lo de grande fama - e decide presentear Dorian com o retrato, pois este continha muito de si mesmo para ser exposta. 
      Lord Henry, amigo de Basil, fica curioso para conhecer o jovem ao ouvir falar dele. Ao conhecê-lo, Lord Henry percebe neste um jovem que ainda não conhece nada do mundo e percebe que poderá moldá-lo da forma que quiser. É a partir de então, que Lord Henry passa a encantar Dorian com suas palavras inconsequentes e a guiar Dorian para um caminho do qual será difícil sair.
'When we are happy, we are aways good,' says Lord Henry, 'but when we are good, we are not always happy.'
     Dorian - o personagem central da história - é um jovem rico, belíssimo e inocente. Quando Dorian vê o retrato, acaba se apaixonando por si mesmo na pintura. Mas, lembrando das palavras de Lord Henry sobre o valor da juventude, ele se entristece ao pensar que aquela pintura permanecerá para sempre como o retrato de um belo jovem, enquanto que ele próprio envelhecerá no decorrer do tempo.
     É então que Dorian faz um desejo, que a princípio parece maravilhoso ao ver-se realizado, mas que, com o tempo, provará ser um acontecimento terrível e que o levará para o fundo do poço, por assim dizer.
     Em linhas gerais, é isso o que posso dizer sobre o livro sem dar spoilers. É uma obra curiosa e com uma ideia bem diferente de tudo aquilo que já tive a oportunidade de ler. É interessante notar as consequências que as coisas podem ter quando são tiradas de sua ordem natural. No livro, o envelhecimento é levado como algo ruim, porém, é algo natural e do qual ninguém pode fugir - nem mesmo Dorian Gray.
     E aí, alguém já leu o livro? O que achou?
     Essa é a versão resumida e, por isso, a resenha também é bem simples. Pretendo algum dia ler a original e, então, analisar mais a fundo e fazer uma resenha mais completa.
     Até breve. ;)
Por Lerissa Kunzler

15 comentários:

  1. Huum não é uma historia que me encante, vou deixar essa dica passar, quem sabe quando você trazer a resenha com o livro original talvez eu mude de ideia? ;)


    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo acontecia comigo, não era uma história que me chamava muito a atenção, foi por essa razão mesmo que acabei lendo essa versão do livro!!
      Valeu pela visita!! :D

      Excluir
  2. Também não me chama muito a atenção essa história, mas já tinha ouvido falar que o contexto é diferente e muito bom. Vou ficar aguardando a resenha completa e ver se mudo a minha opinião da leitura.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, é uma história bem diferente mesmo do contexto que normalmente encontramos por aí!!
      Certo!! Valeu pela visita!! :D

      Excluir
  3. Como assim eu estou lendo nos comentários que esse livro não parece ser interessante. Eu adoro demais O Retrato de Dorian Gray. Confesso que comecei a ler o livro (a versão em português, apesar de eu também gostar de ler em inglês) porque minha amiga viu que tem um filme desse livro e o ator que interpreta Dorian é o mesmo que interpreta o príncipe Caspian, de As Crônicas de Nárnia. E tipo: ELA AMA ESSE ATOR (BEN BARNES). Então, acabou que ela e mais um monte de gente do nosso círculo de amigos lemos esse livro. Achei ele muito legal e bem escrito, cheio de quotes interessantes que eu copiei em um caderninho.

    Beijos, estou seguindo o blog
    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Eu já ouvi falar do filme e até tenho ele aqui, mas ainda não vi - eu não sabia disso sobre o autor, que legal! hahaha
      Eu confesso que a história - quando eu lia sobre o livro, resenhas, sinopse, enfim - não me chamava a atenção, aí eu li essa versão sabe, pra saber se valeria a pena ler o livro original. E vou ler sim, é um ótimo enredo! xD
      Obrigada por sua visita!! :D

      Excluir
  4. A original então deve ser mais complexa em termos de escrita que essa resumida, mas ja é ótimo pra treinar o inglês. Essa história é muito booa, não cheguei a ler o livro, só o filme, mas pela sua resenha tem tanto potencial quanto a adaptação! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Prova de Fogo", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, imagino que seja mesmo! Com certeza, é um linguagem bem simples, então a leitura se torna bem tranquila!
      Comigo aconteceu o contrário, ainda não cheguei a ver o filme, mas quero ver! hahaha
      Obrigada pela visita, vou lá conferir! :D

      Excluir
  5. Oi Lery,
    Li a versão censurada e achei incrível, depois da página 100, se tornou meu clássico favorito, ainda quero ler a versão integral, que talvez me escandalize um pouco já que foi proibida em tantos lugares e acabou levando o autor pra cadeia, mas era outra época né... enfim... quero ler a versão integral :p
    Grande abraço!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sem dúvidas um ótimo livro! xD
      É verdade, eu também fico bem curiosa sobre a versão integral, mas não sei se eu a leria! hahahaha
      Abraço e obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  6. Oi Lery!
    Leu em inglês? Ui desculpa aí rsrs
    Tá aí um clássico que eu adorei :)
    Li em português e a escrita de época me lembrou Shakespeare em muitos aspectos.

    Agora eu quero ler em inglês! rsrs
    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ - Tem promoção especial de Fim de Ano lá no blog, vai lá dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, digamos que eu já venho estudando há um tempão! hahaha
      Acredita que eu nunca li muito as obras de Shakespeare??! Aí nem sei dizer se tem alguma semelhança ou não hahaha xD
      Leia sim! hahaha
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  7. Olá, Lerissa! Vi seu blog aparecendo lá no Baú Cultural, do Felipe, e vim conhecer!
    Li esta mesma versão de O Retrato de Dorian Gray durante a escola. Pareceu-me uma história que não transpassava muito conteúdo, mas basta eu ouvir falar da versão original que eu acabo ficando pirado! Quero muito ler!
    Sobre o filme do livro, curte muito!

    Abraços!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que legal, seja bem-vindo!! :D
      Eu acabei lendo essa versão porque eu estava com um certo "receio" sobre a história, sabe aquela coisa de você ficar em duvida se vai valer a leitura ou não hahaha Mas valeu e eu pretendo ler a original também!!
      Baah, eu quero muito ver o filme, fico cada vez mais curiosa!! xD
      Obrigada pela visita!! :D

      Excluir
  8. Acabei de comprar esse livro!
    Estou super ansiosa para finalmente lê-lo. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...