terça-feira, 27 de agosto de 2013

Resenha do livro: Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks.


     O que dizer sobre esse livro que cultiva tantos pontos de vistas e opiniões diversas? Faz um bom tempo que li esse livro, mas lembro muito bem que, mesmo apesar de a história parecer previsível em alguns pontos e com alguns clichês típicos de Sparks, eu gostei muito das reflexões que a história me trouxe.
     Assim que concluí a leitura de Diário de uma Paixão, diversas perguntas tomaram minha mente: Será que ainda existem amores assim como o da história do livro no mundo atual? Onde estão essas pessoas hoje em dia? Ainda dá para se acreditar no amor verdadeiro? Infelizmente, hoje em dia dizer 'eu te amo' tornou-se tão simples e banal quanto dizer um 'bom dia' a uma pessoa qualquer. É difícil haver pessoas sinceras e com sentimentos verdadeiros em meio a um mundo tão corrompido, não é verdade? Bem, então vamos conhecer um pouco sobre o livro... 
     Sinopse no Skoob:
"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun. Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas."
     Quem gosta de romances daqueles bem emocionantes, não pode deixar de ler esse livro, que conta a bela história de amor de Noah e Allie. Um amor verdadeiro, que ultrapassou todas as fronteiras. Começou como um romance de verão, mas adquiriu uma força tão grande que marcou a vida dos dois para sempre, mesmo quando tiveram de se separar. Noah era de família mais humilde, enquanto Allie era de uma família mais nobre e, portanto, seus pais não queriam admitir que o amor entre ambos criasse raízes.Mas depois de alguns anos, agora noiva e prestes a se casar, Allie encontra por acaso um artigo de jornal sobre Noah, que realizara um de seus sonhos. Contrariando tudo até então, ela volta a antiga cidade carregada de lembranças para vê-lo novamente. Os dois acabam relembrando tudo que viveram e velhos sentimentos que talvez sempre estiveram ali, emergem e se tornam presentes outra vez, enquanto uma difícil decisão surge à frente de Allie.
"...Eles não se entendiam, raramente concordavam em algo, brigavam sempre e se desafiavam todos os dias. Mas apesar das diferenças tinham algo em comum: eram loucos um pelo outro."
     Como eu já disse inicialmente, achei a história um pouco clichê e mesmo sendo escrita com enorme sensibilidade e com uma simplicidade ímpar, achei a história um pouco previsível. Mas por outro lado, a mensagem que o livro carrega consigo é única. Nos faz acreditar no verdadeiro amor e que vale a pena viver somente para poder vivenciar algo assim. O amor de Noah e Allie é algo que ultrapassa tudo, supera quaisquer obstáculos e que se mantêm forte mesmo com o passar dos anos.
     PS.: O filme que foi baseado no livro é muito bom e segue fielmente o roteiro do livro.
Alguém já leu e/ou assistiu? O que achou?
Por Lerissa Kunzler.

4 comentários:

  1. Oie :)

    Comecei a ler A escolha alguns dias atrás, não gostei muito do tipo de narrativa do Nicholas, mas pretendo ler qualquer outro livro dele para poder tirar melhores conclusões, beijo !!

    http://tudeumpoucomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi Lerissa, tudo bem? Nos conhecemos através do skoob, lembra?
    Eu não li o livro, mas posso imaginar em como é bonito porque vi o filme e Ameeeeeeiiiiii muito. Sério que achou a leiura previsível? Eu confesso que amo os filmes do Nicholas Sparks mais nunca li nenhum livro, acredita? Eu acabo assistindo o filme e perdendo um pouco a vontade de ler. Você já leu ou assistiu Um porto seguro? Eu assisti 2x e as 2 eu chorei. Achei lindo. Acho que se eu fosse ler antes de assistir ia chorar litros. rs

    Até mais Le, fico esperando uma visitinha sua no meu blog e assim não perdermos o contato.

    Bjinhu
    Luh Costa- bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu já li, e super concordo com sua opinião: clichê, mas inspirador. Tio Nicholas sabe fazer isso muito bem hehe
    Gostaria muito de assistir o filme, deve ser perfeito!
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi o filme ^^ É tão lindo... Só que não tenho muita vontade de ler o livro, porque acho que não tenho muita paciência para esses tipos de livros (ou tenho medo de me entregar a eles a começar a chorar loucamente, como acontece quando vejo o filme hehe)
    Adorei o post. Sério, quando eu vi o título pensei :"clica, clica, clica!!"
    >> quantainconveniencia.blogspot.com.br <<

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...